segunda-feira, 30 de agosto de 2010

sábado, 28 de agosto de 2010

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

domingo, 15 de agosto de 2010

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Por uma Comissão Administrativa para a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo




(Clicar nas imagens para ampliar)

Vila Franca do Campo foi o primeiro concelho de São Miguel (?) em que se procedeu à susbtituição da vereação do antigo regime. Este processo contou com a resistência por parte de alguns elementos adeptos do Estado Novo.

Um panfleto, que se apresenta acima, convocou a população para uma reunião onde se faria a escolha de uma comissão administrativa, em oposição a uma outra já escolhida antes pela população.

A manifestação convocada pelos adeptos do regime derrotado com o 25 de Abril, para o dia 13 de Junho de 1974, que teve como orador o professor Eduardo Calisto Amaral transformou-se numa manifestação de apoio ao Dr. Raul Borges e no assalto aos edifícios da sede do concelho.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Jovens da Ribeira Grande exigem Fernando Monteiro para a Presidência da Câmara


(Clicar na imagem para ampliar)

Na Ribeira Grande, o eng. Fernando Monteiro, presidente da Comissão Distrital da ANP e deputado à última Assembleia Nacional imprimiu à sua acção à frente do município um dinamismo tal que aquando da sua substituição recebeu o apoio de alguns jovens.

O Dr.Manuel Barbosa, no seu livro "Luta Pela Democracia nos Açores", relata o processo de substituição da Câmara Municipal (pp. 41-42, apodando os apoiantes de Fernando Monteiro de "fascistas, rapazelhos e marginais".

Nota- O eng Fernando Monteiro viria a ser deputado pelo CDS por Santa Maria e depois vereador pelo PS na Câmara Municipal da Ribeira Grande.

domingo, 8 de agosto de 2010

O Movimento Separatista Estudantil e o 6 de Junho



(Clicar nas imagens para ampliar)
O Movimento Separatista Estudantil comemora o 9º aniversário do 6 de Junho.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Comunicado da FLA


(Clique nas imagens para ampliar)

O CDS promove inquérito em 1976



(Clique nas imagens para ampliar)
Em 1976, o CDS promoveu um inquérito aos açorianos. Apresenta-se aqui um folheto de divulgação e um boletim de voto com os resultados numa mesa na Ribeira Grande.